A Acupuntura é a prática fundamental da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), utilizada há mais de 4000 anos no Oriente e agora difundida no Ocidente.
Os fundamentos da Acupuntura têm comprovação científica no Brasil e a prática médica está entre as 50 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Esta técnica se baseia em energias que percorrem o corpo através de trajetos chamados de meridianos ou canais de energia. Nesses meridianos existem pontos que podem ser alcançados por meio de agulhas, permitindo que sejam estimulados ou sedados, conforme o caso, para desbloquear a passagem da energia e permitir sua circulação e distribuição pelo organismo.
O médico acupunturista seleciona e faz a combinação dos pontos mais adequados para colocação das agulhas no paciente, de acordo com as desarmonias e características de cada indivíduo.
A Acupuntura aplicada por médico assegura que não sejam tratados apenas os sintomas, mas também as causas das doenças energéticas e orgânicas, que são a base dos quadros clínicos apresentados pelo paciente.
Muitos pessoas buscam na Acupuntura, o alívio de algum tipo de dor. Isto tem uma implicação bastante importante: a dor é um sintoma bastante genérico, que pode ser causado por uma série de afecções e funciona como uma espécie de alerta do corpo quando algo não vai bem. Desta forma o alívio passageiro da dor pode retardar e mascarar o diagnóstico de uma doença mais grave e acabar por comprometer o prognóstico do paciente. Ou seja para se tratar, é necessário que antes de mais nada se estabeleçam as causas dos sintomas e um diagnóstico preciso, sendo que o único profissional habilitado e com formação para isso é o medico.
A dor é apenas uma das manifestações dos desequilíbrios de energia do corpo. De acordo com a teoria dos “cinco movimentos”, cada um deles é representado por um órgão, uma cor, um sabor, um sentimento, etc. Ao promover o reequilíbrio dos fluxos de energia que circulam através dos meridianos dos “cinco movimentos”, a Acupuntura proporciona não só a melhora dos processos dolorosos, como também acaba por harmonizar os outros distúrbios do organismo, como por exemplo as desordens de origem emocional e comportamental que podem se manifestar por meio de sentimentos como a raiva, medo, indecisão, preocupação excessiva, etc.
Como vemos, Acupuntura prima por uma abordagem mais sistêmica e abrangente, tendo como princípio básico a harmonização do organismo como um todo.