O joelho é uma articulação complexa. Na realidade ele é constituído por duas articulações:
– Articulação tipo gínglimo ou “em dobradiça”, entre o Fêmur (osso da coxa) e a Tíbia (osso da perna).
– Articulação plana, entre o Fêmur e a patela (rótula).
O segredo para um joelho saudável é a estabilidade da articulação.
As principais estruturas estabilizadoras do joelho são os músculos, ligamentos, cápsula articular e os meniscos.
Uma parcela considerável das dores e lesões nos joelhos é causada por traumas e sobrecargas decorrentes da prática esportiva. Síndrome do atrito da banda iliotibial (dor na parte lateral do joelho), lesões ligamentares e meniscais, tendinites, hoffites (dor abaixo da patela), Síndrome patelo-femoral (dor anterior no joelho), são exemplos de lesões que acometem as pessoas fisicamente ativas.
Os processos degenerativos (artroses) são mais prevalentes em pessoas de faixa etária mais avançada.
As sessões de fisioterapia para joelho são importantes tanto para a prevenção, como também na recuperação das lesões, seja de forma conservadora ou atuando no período pós-operatório.
Alívio da dor, controle do edema (inchaço), ganho de amplitude de movimento, fortalecimento muscular, melhora do equilíbrio, reestabelecimento do padrão normal de marcha e retorno às atividades esportivas e da vida diária são os principais objetivos do tratamento de reabilitação.
Na clínica de fisioterapia da Reabilitação Compasso você conta com o acompanhamento de fisioterapeutas capacitados para que suas sessões de fisioterapia para o joelho sejam eficazes para o seu tratamento.