Grande parte das dores nas mãos e nos punhos são decorrentes das chamadas Lesões Por Esforços Repetitivos (LER), também conhecidas como Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT), vistos comumente em pessoas que exercem atividades manuais com frequência.
As doenças que atingem as mãos e os membros superiores, podem acometer os ossos, articulações, ligamentos, tendões e nervos. São exemplos comuns: tendinites, mialgias, dedo em gatilho, síndrome do túnel do carpo, tendinite De Quervain, entre outras.
Os membros superiores também são sedes frequentes de lesões traumáticas (fraturas, lesões cortantes de nervos e tendões, lesões ligamentares, etc).
O principal objetivo da terapia da mão é reestabelecer ou otimizar a função, de modo que o impacto da lesão na execução das Atividades de Vida Diária (AVD) seja o menor possível.
A confecção de órteses feitas sob medida por uma terapeuta de mão, é um importante recurso terapêutico seja para as patologias não cirúrgicas, como também para a recuperação durante o período pós-operatório.